Daniel Radcliffe




Biografia

Daniel Jacob Radcliffe nasceu em 23 de julho de 1989 em Fulham, nos arredores de Londres, Inglaterra.
Vive com seus pais, Márcia e Alan, e seus animais de estimação, Binka e Nugget.
Dan começou sua carreira de ator aos cinco anos, quando, por acaso, apresentou-se a um elenco de Oliver “Twist” (produção de TV de Charles Dickens), no qual não foi selecionado. No entanto, tempo depois, a produção o selecionou para interpretar David “Copperfield” (quando menino), que estreou no ano 2000.
No seguinte ano, por recomendação de um amigo, Dan se apresentou a um elenco e obteve o papel de Mark “Pendel” em “O alfaiate do Panamá”, filmes que gravou junto ao famoso ator Pierce Brosman.

Nesses momentos algo surpreendentemente acontecia no mundo inteiro… Harry Potter começava a expandir sua magia por todo o planeta e sua autora, J. K. Rowling, ficava cada vez mais conhecida por crianças e adultos.

Ao mesmo tempo em que líamos o terceiro volume da série, os produtores da Warner assinaram contrato com a autora para começar a produzir os filmes dos livros de Harry. Depois de uma árdua tarefa em busca de algum garoto que interpretaria o personagem principal, o produtor do aclamado filme “Harry Potter e a pedra filosofal”, David Heyman, encontrou numa obra de teatro Dan e sua família, e ficou espantado com a sua semelhança com o perfil que procuravam para o ator de Harry. Além disso, Chris Columbus (o diretor dos dois primeiros filmes) já tinha visto o ator em seu papel como David Copperfield. Assim, os pais de Dan o autorizaram a fazer uma audição e ele, então, foi selecionado. Dan assegura ter estado no banho quando seu pai lhe disse que havia recebido um telefonema anunciando que o papel de Harry Potter era seu, e admite ter chorado de emoção com tal notícia. A autora assegura que Daniel é o perfeito Harry Potter e parabenizou os produtores do filme por tê-lo escolhido.

Assim, começa um longo caminho pela frente, no qual sua fama e reconhecimento cresceram mais e mais nos anos seguintes até a atualidade. Em 2001 estreou "Harry Potter e a pedra filosofal" e, um ano depois, “Harry Potter e a Câmara Secreta”. O terceiro, "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban" foi lançado em 2004, e em 2005 foi a vez de "Harry Potter e o Cálice de Fogo". O quinto filme, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", estreou nos cinemas em 2007 e, em setembro deste mesmo ano, começam as gravações para o sexto, "Harry Potter e o enigma do Príncipe".


Ao mesmo tempo de Harry Potter, Dan se interessou também pela atuação no teatro. Em novembro de 2002, apresenta sua primeira peça de teatro, a cargo de Kenneth Branagh, “The play what I wrote” ("A obra que escrevi"). Admite que foi um pouco aterrorizador, mas emocionante ao mesmo tempo e que definitivamente gostaria de seguir fazendo teatro.

Muitos jornalistas ao redor do mundo, e inclusive muitos fãs da série Harry Potter, temeram que Daniel abandonasse o seu papel de Harry, porém, ele não o fez, mas continuou fazendo trablhos paralelos. Em novembro de 2005, Dan viajou à Austrália para filmar “December boys”, no papel de Maps, o maior dos órfãos de um orfanato. Este filme tem previsão de lançamento para setembro de 2007.

Também esteve na segunda temporada do seriado "Extras" (2006), da BBC, como um escoteiro; e participou da polêmica peça "Equus" (2007), interpretando um jovem problemático que cegava cavalos, onde atuou nu durante algumas cenas.

Fora do contexto da atuação, Daniel adora música e sabe muito a respeito de grupos de Rock e Punk (principalmente britânicos), foi a muitos recitais e assegura que gostaria de possuir a capa de invisibilidade de Harry para passar despercebido. Costumava assistir aulas de baixo elétrico, ainda que com todo o trabalho teve que deixar de ir a elas. Gostaria de aprender a cozinhar e no futuro quer ser diretor de cinema. Também gosta de escrever e correr e de sempre anda com seu iPod.

Há algo maravilhoso que Dan faz, que é ajudar crianças órfãs e autistas. Sua fundação preferida é “Demelza House Children's Hospice” (situada em Kent), a qual ajuda incondicionalmente. Além disso, participou, em naio de 2002, do "Mind Reading: the Interactive Guide to Emotion”, onde se representavam mediante expressões gestuais e sons diferentes emoções, um DVD dedicado a garotos autistas. Em 2003, Dan doou uma mecha de cabelo e um autógrafo à "Comic Relief”, para ajudar a distintas zonas de Reino Unido e do resto do mundo. Em 2005, em razão do Tsunami, doou uma camisa de Hogwarts autografada (utilizada durante a filmagem primeiro filme) para juntar dinheiro e ajudar às vítimas na organização “Rebuilding Sri Lanka”. Por sua camisa conseguiu 995 dólares.

Contato

Daniel Radcliffe
c/o Harry Potter Productions
Leavesden Studios
P.O. Box 3000
Leavesden
Hertfordshire WD25 7LT
England

Daniel Radcliffe
c/o ARG Talent
4 Great Portland Street
London WIW 8PA
England

Nenhum comentário: